MANUTENÇÃO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO, GINASTICA,NATAÇÃO, LUTAS E DANÇA

25/06/2012 23:26

DICAS DE ESCOLHA E MANUTENÇÃO DE ESPELHOS PARA ACADEMIAS

 

EM PRIMEIRO LUGAR EXISTE UMA RESOLUÇÃO DE Nº 052 DE 2002 DO CONFEF (CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA) QUE FALA SOBRE A MANUTENÇÃO DAS ACADEMIAS TANTO NA EXTRUTURA FÍSICA COMO EM SEUS EQUIPAMENTOS, HAVENDO UMA FISCALIZAÇÃO POR PARTE DOS CREFs (CONSELHOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA) E UM DOS ITENS SÃO OS ESPELHOS, A MANUTENÇÃO DEVERÁ SER FEITA NÃO SÓ PELA FISCALIZAÇÃO E SIM TAMBÉM PARA O CONFORTO, BEM ESTAR E PRINCIPALMENTE PELA SEGURANÇA DOS ALUNOS(CLIENTES) E FUNCIONÁRIOS.

Os espelhos como qualquer item de uma academia, faz parte integrante, funcional e dá um toque especial de beleza no ambiente.

      Para você conhecer melhor este tipo de material é bom saber que os espelhos eram feitos com vidro normal, fazendo com que a imagem saísse distorcida e ondulada. Atualmente, o espelho é feito com cristal que tem melhor translucidez e com camada de níquel de alta resistência, evitando ondulações e imagens distorcidas.

EXISTEM CINCO TIPOS DE ESPELHOS

Espelho de 3mm: é indicado para residências e em pequenas academias. Colocar em tamanhos pequenos, no máximo 1x1m, com moldura. Acima desta metragem a imagem poderá ficar ondulada por ser muito fino.

Espelho de 4 e 5mm: é indicado para sala de musculação, ginástica, sistemas e dança que necessita de espelhos de tamanho 1,0x1,6m 1,5x1,5m, 1x2m, 1,5x2m tamanhos ideais e 2x2m no máximo  COM MUITO CUIDADO.

Espelho de 6mm: é indicado para sala de ginástica e dança e sistemas com tamanho máximo de 2x2m para maior visibilidade e sem muitas emendas, evitando distorções da imagem.

Espelho bisotê: é indicado somente para decoração de ambientes e vestiários por ser de vidro 3mm e lapidado ou polido nas bordas ou um sobreposto ao outro com cores diferentes de combinação.

A COLOCAÇÃO DOS ESPELHOS PODE SER DE VÁRIAS MANEIRAS

1 - Colado na madeira compensado parafusada na parede (espelhos de 4 e 5mm).  

2 - Colado na própria parede se tiver bem plana e sem umidade livre de tubulações de água ou energia elétrica (espelhos de 4 e 5mm).

      Observação: o espelho de 6mm não deve ser colado, por ser muito pesado.

3 - Colocar uma régua de madeira (2x1cm com comprimento da parede de espelhos que vai ser colocado) parafusada na parte inferior da parede. Apoiar os espelhos sobre a régua e colocar dois ou mais botões franceses parafusados na parte superior da parede. Neste tipo de colocação o espelho ficará desencostado da parede e em total apoio na régua (espelhos de 4 e 5mm).

4 - Colocar com quatro botões franceses (2 ou mais na parte inferior e 2 ou mais na parte superior da parede). Este tipo de colocação é mais frágil por ter poucos pontos de apoio do espelho podendo quebrá-lo. NÃO É ACONSELHÁVEL ESTE TIPO DE COLOCAÇÃO

5 - Colocar com trilho de alumínio ou madeira em cima e em baixo. Este tipo de colocação é mais seguro para espelhos de 6mm por ser mais espesso e pesado. E também poderá ser feita para espelhos de 4 e 5 mm. 

6 - Colocar com apoio de alumínio do tipo cadeirinha parafusada na parede em baixo e em cima do espelho e travamento do espelho com baguete de borracha. Este tipo de colocação poderá ser feita para espelhos de 3, 4, 5 e 6mm.

7 - Colocar em tablado de madeira compensado parafusado na parede e o espelho parafusado na madeira com parafusos cromados. Este tipo de colocação poderá ser feita para espelhos de 3, 4, 5 e 6mm.

      Na colocação dos espelhos não se deve encostar um ao outro e nem do chão ao teto ,por causa da dilatação e da vibração do imóvel, evitando quebrá-los. Quando a colocação for feita com a régua, trilho ou botões, poderá utilizar uma pequena lâmina de silicone entre eles evitando danos futuros.

ALTURA DA COLOCAÇÃO DO ESPELHO:

SALA DE MUSCULAÇÃO  

    Deverá ser colocado de 40 à 60cm acima do chão.

       Nunca coloque estante de dambells, halteres, suporte de anilhas ou de barras próximo ao espelho.   

SALA DE GINÁSTICA, SISTEMAS E DANÇA:     

Deverá ser colocado de 8 à 20cm acima do chão.      

       Nunca coloque estante de halteres, suporte de kits de body pump, suporte de tronozeleiras, steps e mini jumps próximo ao espelho E TAMBÉM TOMADAS.

LIMPEZA

A manutenção é simples:

   1. aplique removedor do tipo modificado novo no mercado inclusive com aroma com um pano de algodão e em seguida seque com papel toalha.

   2. aplicar limpa vidros ou solução de amônia com um pano de algodão ou uma espuma macia e em seguida seque com papel jornal amassado ou papel toalha.

   3. aplicar “FLASH BIO CLEAN” puro ou diluído 1L para 1L de água com um esborrifador e seque com papel jornal amassado ou papel toalha.

      Esta limpeza deverá ser feita de 2 à 3 vezes por semana.    

      Dica: após a limpeza use cera automotiva liquida ou “WHITE CLEAN GEL” passando com uma espuma macia em seguida dando brilho com uma flanela seca. A cera protege o espelho deixando uma fina camada de silicone. Este procedimento poderá ser feito a cada 30 dias.

    

      Nunca use água pura, desinfetante, sabão, álcool.

TEXTO CEDIDO POR: Prof.Esp. Almir Diógenes Facchinatto CREF  0019-G/SP

(11)3906-0860  /  (11)99712-1060 Diretor Comercial da OUTFITmixx , Delegado Regional da FIEP-SP

Informações sobre cursos e palestra de Gestão em Manutenção de Equipamentos de Musculação, Fitness e em Meios Estruturais em Academias

E-mail:   outfitmixx@hotmail.com    prof.almirdf@hotmail.com     fiep.sp@ig.com.br